Atitude - Psicologia do Esporte

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sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Como elaborar uma Monografia

Monografias e Teses Inscreva Seu Resumo
COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA
Monografia: A primeira monografia foi publicada em 1855 (embora já viesse empregando o método desde 1830), por Le Play (1806-1882), Les Ouvriers eurpéens. O autor descreve com minúncias o gênero de vida dos operários e o orçamento de uma família-padrão daquela classe. A origem histórica da palavra MONOGRAFIA vem da especificação, ou seja a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema. Seu sentido etimológico significa: mónos (um só) e graphein (escrever): dissertação a respeito de um assunto único. Ela tem dois sentidos: O estrito, que se identifica com a tese: tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência. E o Lato, que identifica com todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa: dissertações científicas, de mestrado, memórias científicas, as antigas exercitações e tesinas, os college papers das universidades americanas, os informes científicos ou técnicos e obviamente a própria monografia no sentido acadêmico, ou seja o tratamento escrito aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica, onde a reflexão é a tônica (está entre o ensaio e a tese e nem sempre se origina de outro tipo de pesquisa que não seja a bibliografia e a de documentação).
Antes da elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação, pós-graduação, etc..., o aluno deve desenvolver um "projeto de monografia", e para tal deve ter em mente um "assunto" que deseja dissertar assim como um acompanhante, um professor/orientador, que aceitará as responsabilidades e atribuições descritas nas normas para elaboração de monografias da Escola. O Aluno na busca da elaboração de sua monografia passará por algumas fases: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, documentação, crítica, construção, redação. A escolha do "assunto" é o ponto de partida da investigação e consequentemente da própria monografia, é o objeto de pesquisa. É preciso escolhê-lo com acerto. Deve ser um tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. É um início de uma realização profissional. De qualquer maneira, só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou marcado de acordo com as tendências e aptidões do aluno. A escolha do assunto segue naturalmente, dentro do processo de elaboração da monografia, a fase de pesquisa bibliográfica. O aluno deverá, junto ao seu orientador buscar a bibliografia que possa ser consultada (livros, revistas, artigos, trabalhos científicos, etc..) para a elaboração de seu projeto de Monografia e consequentemente a Monografia. A documentação é a parte mais importante da dissertação, consiste em coligir o material que nos vai fornecer a solução do problema estudado. Unir toda a bibliografia encontrada e elaborar a informação ao trabalho da pesquisa (poderá ser feito através de fichas). A crítica é um juízo de valor sobre determinado material científico. Pode ser externa e interna. Externa é a que se faz sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerado em si mesmo e em função do trabalho que está sendo elaborado. Abrange a crítica do texto (saber se o texto não sofreu alterações com o tempo, por exemplo), a da autenticidade (autor, data, e circunstâncias de composição de um escrito) e a da proveniência do documento (origem da obra); Após o longo trabalho de documentação e crítica, o pesquisador terá diante de si, no mínimo, tríplice fichário de documentação (fontes, bibliográfica e críticas pessoais). Ele irá construir a partir desses dados, a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão de sua monografia. A monografia é um trabalho escrito. Desde a fase de sua construção, o trabalho monográfico vem sendo redigido. É uma das operações mais delicadas e difíceis para o pesquisador por ter que atentar para normas de documentação, requisitos de comunicação, de lógica e até de estilo. Existem, devido a ansiedade, uma resistência do pesquisador em redigir, talvez por medo de que seu trabalho não seja compreendido ou aceito pelo público. O auto Décio V. Salomão sugere recursos pra facilitar a tarefa de redigir:a) Redacão Provisória: fazer primeiramente um esboço, rascunho, planejamento, a maquete;b) Redação Definitiva: Consta das 3 partes da construção da monografia- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.c) Estrutura Material da Monografia: a monografia deve agradar ao público e também o serviço de documentação (obedecer as normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) * ver abaixod) Linguagem Científica: existe a tendência em se descuidar da linguagem quando se redige um trabalho científico. São necessários:1)Correção gramatical;2)Exposição clara, concisa, objetiva, condizente com a redação científica;3)Cuidado em se evitar períodos extensos;4)Preocupação em se redigir com simplicidade, evitando o colóquio excessivamente familiar e vulgar, a ironia causticante, os recursos retóricos;5)Linguagem direta;6)Precisão e rigor com o vocabulário técnico, sem cair no hermetismo.Projeto de Monografia: Folha de rosto com dados gerais de identificação; Tempo de Compromisso do orientador; Capítulo introdutório com a caracterização clara do problema a ser investigado, objetivos claramente definidos, delimitação do estudo e definição de termos, além de uma revisão preliminar da literatura; Detalhamento da metodologia a ser utilizada; Cronograma; Lista de referências
Estrutura Material da Monografia:1) Capa: na parte superior o nome da instituição (Universidade e Escola), no meio vem o título em letra maiúscula, o nome do autor, embaixo vem a cidade e ano (o ideal é que seja sóbria sem desenhos);2) Dorso: o mesmo de cima embora no lugar do nome do autor vem uma orientação ex: monografia apresentada ao curso X da Universidade Y como requisito parcial a obtenção do título Z (ex: Licenciado em E.F.) - deve ser colocado no canto direito e no meio do papel, e logo abaixo vem o orientador, embaixo a cidade e data;3) Capa 2: na parte superior o nome da escola, nome do aluno, número de inscrição, o curso e modalidade (ex: E. F. / Licenciatura), Título da obra, Orientador, e vem abaixo um pequeno rol que deverá se preenchido pelo professor ao final (resultado, nota, conceito, data),abaixo vem a assinatura do orientador, e no final um pequeno dizer: À tal departamento para registro e arquivo - data, em seguida vem o nome do Coordenador do Colegiado, que irá receber a monografia e a assinatura dele, seguido do nome da escola;4) Página de Dedicatória: se houver, ou página destinada a um pensamento, frase, se o autor achar conveniente;5) Índice Completo (de todos os capítulos e suas seções) ou Sumário (enumeração das partes principais) com a indicação das páginas iniciais dos capítulos ou partes destacadas (anexos);6) Agradecimentos;7) Prefácio, caso haja;8) Introdução: Justificativa e Definição do problema;10) Objetivo;11) Revisão de Literatura: todo o conteúdo apresentado de bibliografia sobre o assunto;14) Metodologia: discussão e análise dos resultados, como o aluno vai provar o problema e também o procedimento;15) Conclusão e Sugestões;16) Apêndices ou anexos, tabelas e gráficos (podem ser colocadas em meio aos assuntos), etc..., ordenados de acordo com o desenvolvimento e ditados pela conveniência e clareza da exposição do corpo do trabalho;17) Referências Bibligráficas em ordem alfabética;18) Índice de autores citados em ordem alfabética;19) Índice de assuntos em ordem alfabética;20) Glossário, caso se julgue importante;21) Uma ou duas páginas em branco antes da contra-capa.
(Fonte: Como se Fazer uma Monografia - Délcio V. Salomão - e modelo de monografia encontrado na biblioteca da EEFUFMG)Sugestão de link: Como fazer uma apresentação>>> virtual.epm.br/cursos/apresentacao/apresentap.htm
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Normatização geral para sites dentro do número 17 (contribuição do Prof. Leonardo Maturana): coloca-se o nome do editor, produtor ou até mesmo, webmaster como o autor do site, como fosse o autor de livro. Exemplo:PRIMO, D. Cooperativa do Fitness - CDOF. Disponível em: . Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Acessado em: 10 de Agosto de 2002. Ou Referência do autor do artigo, exemplo da capoeira:MATARUNA DOS SANTOS, L.J. Histórico da Capoeira. In: Cooperativa do Fitness - CDOF, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Jun. 2000. Disponível em: . Acessado em: 10 de Agosto de 2002. Obs: Não esquecer dos termos "disponível em:" (para localização do endereço do link) e "Acessado em:" (para a data de acesso). Mesmo assim, torna-se importante, colocar na página dos artigos ou matérias, a data em que elas foram ao ar, ou, ao menos, o mês de disponibilização, para que na referência dos artigos, possam ser compreendidos os dados referentes ao ano de veiculação daquele assunto.
Boa sorte ! Para melhor saber sobre NORMAS DA ABTN, visite: http://www.abnt.org.br/
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SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICANormas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - EDUNISC (ED.) - ABTNComo elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, .GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, -GIL, Antonio Carlos. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, . p. 142 a 159-RICHARDSON, R. J. e Colab. Teoria e Prática da metodologia de pesquisa - Mauro Mattos, Adriano Rossetto Jr.

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